quinta-feira, 25 de outubro de 2012

fab













____________________________________

Eurocopter AS-332 Super Puma


















O Eurocopter Super Puma (também chamado Caracal), originalmente fabricado pela Aérospatiale, hoje Eurocopter, é um helicóptero médio para o mercado civil e militar. É uma versão maior e remotorizada do original Aérospatiale SA-330 Puma.
O tipo obteve imenso sucesso, pois foi escolhido por mais de 37 forças por todo mundo e mais de 1.000 operadores civis. O Super Puma alcançou grande sucesso no setoroffshore, no transporte de equipamento e pessoas para plataformas de petróleo. Existem versões equipadas para os mais diversos usos. Desde a década de 1990 que a variante militar do Super Puma é chamada Cougar. Pode levar de 21 a 25 combatentes, além da tripulação. Pode levar até 4,5 toneladas de carga em gancho externo.
No Brasil

É operado pelas três forças armadas como helicóptero de transporte médio com missões específicas de cada força.

Força Aérea Brasileira
Em 1986, a FAB recebeu 10 aeronaves AS-332M, devolvendo como parte da negociação os helicópteros Puma que operava anteriormente. As aeronaves foram integradas ao 3º/8º GAv que as utiliza em transporte aéreo, ou ainda, aproveitando sua longa autonomia, em missões de busca e salvamento.
Em 1997, foi recebida uma aeronave AS-332M, com configuração para transporte VIP. Esta aeronave foi entregue ao Grupo de Transporte Especial. Posteriormente, outra aeronave do lote anterior foi convertida e entregue ao GTE.
No final de 2006, foi entregue a primeira blindagem removível fabricada pela Helipark. Foram desenvolvidos painéis de blindagem para os assentos dos pilotos, portas e laterais.
Marinha do Brasil
A partir de 1987, foram recebidos seis helicópteros Eurocopter AS-332 F1 pela Marinha do Brasil. Em 1994, foram adquiridos dois AS 532 Mk1, similares aos anteriores. Todas as aeronaves estão integradas ao 2º Esquadrão de Emprego Geral (HU-2). Além das missões de transporte, realizam operações de busca e salvamento a bordo do NAe São Paulo, NDD Rio de Janeiro, NDD Ceará, NDCC Mattoso Maia e NDCC Garcia D'Avila no decorrer das operações aéreas. Uma aeronave, prefixo N-7072, foi perdida em acidente, em operação com o NAeL Minas Gerais a 18 de setembro de 1990. Outra aeronave da Marinha, N-7075, foi perdida após uma aterrisagem forçada no aeródromo de Cabo Frio, em 20 de fevereiro de 2008.
Exército Brasileiro
O Exército Brasileiro adquiriu oito unidades AS-532UE entregues a partir de 2002. É o helicóptero com maior autonomia e capacidade de carga da força. Encontram-se integrados ao 2º e ao 4º Batalhão de Aviação do Exército.
O helicóptero é atualmente o mais moderno Cougar das Forças Armadas Brasileiras e está equipado com cockpit blindado e NVG (óculos de visão noturna). A aeronave trouxe grande flexibilidade às forças aeromóveis, pois facilitou o apoio logístico e permite o transporte de peças de artilharia.
















   















________________________________________
UH-60 Black Hawk

                                         
                                   
                                        


O Sikorsky UH-60 Black Hawk, designado pelo fabricante como S-70, é um helicóptero médio bimotor de transporte utilitário e assalto. O modelo foi o vencedor de uma competição do Exército dos Estados Unidos da América no final da década de 1970 para a substituição da família UH-1 Huey. Sua variante naval desenvolvida para a US Navy é o Sea Hawk. O fato de ser considerado o melhor em sua categoria tem influenciado suas vendas para as forças armadas de dezenas de países, inclusive o Brasil. Sendo que, sua implementação e emprego têm permitido o emprego de novas estratégias e táticas de combate.

Exército



O Exército Brasileiro adquiriu quatro aeronaves em 1997 para operar na MOMEP (Missão de Observação Militar Equador-Peru) pelas características da região do conflito (grande altitude e sem infraestrutura aeroportuária).
Atualmente, estes helicópteros estão integrados a 4º Batalhão de Aviação do Exército na cidade de Manaus.

Força Aérea



Em 2006, adquiriu 6 helicópteros dos estoques dos Estados Unidos. Os UH-60L foram adquiridos pela FAB objetivando atender, especificamente, a missão de Combate SAR na região amazônica, sendo distribuídos no Esquadrão Hárpia 7º/8º GAV e o Pantera 5º/8º. Em 2009 a FAB teria feito o pedido de mais 15 unidades do UH-60L ao Congresso Americano.

Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil, com a finalidade de substituir as aeronaves SH-3 Sea King existentes no 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino, pretende adquirir uma variante naval do UH-60, já usada no Exército e na FAB, para emprego ASW. Convém ressaltar que esta variante não tem relação com o Sea Hawk, devido a este ser mais complexo e com mais recursos de navegação e comunicação, o que torna o modelo utilizado pelos EUA bastante oneroso.

_________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário